quinta-feira, 4 de abril de 2013

Incêndio da Serra de Santanna em Carrapichel é noticia no Jornal Nacional

(Foto: Jerônimo Alves Olimpio / Arquivo Pessoal)

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/04/incendio-destroi-vegetacao-da-serra-de-santanna-na-bahia.html


Uma das reportagens do Jornal Nacional da Rede Globo, nesta Quarta feira, foi o incêndio que está destruindo a vegetação da Serra de Santanna, em Carrapichel - Senhor do Bonfim - BA.
O fogo começou há seis dias. Como o acesso é difícil, os bombeiros vão precisar do apoio de um avião. A polícia suspeita que o incêndio tenha sido provocado por três jovens.

Os três jovens foram denunciados à polícia como suspeitos do lançamento de morteiros juninos que ocasionaram o incêndio na Serra de Nossa Senhora Sant'anna, que fica na região da Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, segundo informações da prefeitura da cidade, que abriu um boletim de ocorrência. A delegacia deve intimar os suspeitos nos próximos dias, porém adianta que ainda não há evidências para indiciá-los.
O incêndio que já dura seis dias na região ocupa uma área maior que 100 campos de futebol, conforme estima a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. De acordo com o sargento Marcelo Diniz, do Corpo de Bombeiros, as chamas, que estavam a princípio no distrito de Carrapichel, se deslocam em direção às localidades de Mulungu e podem alcançar os municípios de Jaguariri e Campo Formoso.
"Não temos como precisar, mas as estimativas apontam que a área consumida pelas chamas já chega aos 1.100 hectares, área maior que a de 100 campos de futebol", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Augusto.

(Foto: Jerônimo Alves Olimpio / Arquivo Pessoal)
Por ser local de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros informou que os brigadistas não foram enviados na região nesta quarta-feira (3) e que é aguardado o envio de uma aeronave pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
(Foto: Jerônimo Alves Olimpio / Arquivo Pessoal)
Procurada pelo G1, a secretaria informou que há previsão de que as aeronaves estejam na região ainda nesta quarta-feira (3). O secretário Antônio Augusto disse que o município espera receber dois aviões para ajudar no combate às chamas.

Fogo
O incêndio atinge a Serra de Nossa Senhora Sant'anna, em Carrapichel, distrito de Senhor do Bonfim, a 374 km de Salvador, desde a madrugada de quinta-feira (28). O sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelo Diniz, relatou que o órgão só foi informado sobre o problema na manhã de sábado (30).
"Só tomamos conhecimento do ocorrido pela manhã. Há muita fumaça, mas boa parte do fogo já foi controlado. A serra fica em lugar de difícil acesso. Temos cinco homens trabalhando, mas já pedimos reforço à equipe de Juazeiro", disse. Nenhuma casa foi atingidada e nenhuma pessoa ficou ferida.
(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário