segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bonfim terá urnas com identificação biométrica nas eleições de 2014


Eleitores de Senhor do Bonfim vão votar com identificação biométrica, feita com as digitais, durante as eleições de 2014. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), outras 36  cidades também deverão passar pelo cadastramento biométrico entre junho e novembro deste ano. Os municípios onde os programas serão instalados foram escolhidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na região, o município de Andorinha, que também pertence à 45ª zona, também será contemplado. Bonfim e os outros municípios vão se juntar a Pojuca, na região metropolitana de Salvador, primeira cidade da Bahia a usar esse tipo de sistema. Durante as eleições de 2010, foram utilizadas 66 urnas biométricas, que atenderam aos 24.252 eleitores sem problemas, informou o TRE na época.
Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus são outros lugares que serão beneficiados no programa. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a meta é que 20% do eleitorado brasileiro esteja recadastrado durante as eleições de 2014. Em 2016 esse número deve aumentar para 40% e, em 2018, o objetivo é que o sistema de identificação por impressão digital já tenha alcançado todos os eleitores brasileiros.
O sistema biométrico garante a identificação segura do eleitor, já que se trata de um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas, neste caso, as digitais. Além disso, certifica a autenticidade do resultado das eleições. 

(Fonte: Bonfim Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário